Tipos de Dólar

0 Flares Filament.io 0 Flares ×
0 Flares Filament.io 0 Flares ×

Tipos de Dólar

Comercial: O Dólar comercial é aquele utilizado como base para importações e exportações. O seu valor pode variar durante o dia de acordo com a oscilação do mercado. Costuma ser a cotação do dólar divulgado e serve como referência par a comercialização legal.

Turismo: Como o nome já diz, o dólar turismo é utilizado para quem compra a moeda para fazer uma viagem para o exterior. Esse valor também costuma variar de acordo com as oscilações do mercado. Em épocas de alta, os especialistas costumam orientar para que os turistas comprem o dólar com antecedência, evitando assim, o custo elevado da viagem caso a cotação da moeda dispare. Comprar dólar turismo é uma “faca de dois gumes”, afinal, a flutuação do dólar pode fazer com que você ganhe ou perca em questão de dias. Porém, o mais indicado é sempre adquirir a moeda com antecedência para evitar surpresas que possam vir a impedir a viagem.

Paralelo: Esse dólar é vendido por pessoas ou empresas que não possuem autorização do BC. A cotação do dólar no paralelo é mais alto, por isso, a compra nessa modalidade não é um bom negócio, a não ser, que você não tenha outra solução.

Onde posso comprar dólar legalmente?
O dólar só pode ser comercializado por instituições que tenham autorização do BC. Costumam ser: bancos, corretores, agências de turismo, hotéis, casas de câmbio. Essa autorização é dada pelo Banco Central e você pode verificar a lista completa das instituições acessando o site do Banco Central. Clique aqui e veja onde você pode comprar dólar.

Pago imposto ao comprar ou utilizar o dólar?
Como tudo no Brasil, você terá que pagar taxas ao fazer movimentações de dólar. Independente da forma como você utilizou, a tributação será feita. O nome do imposto é o IOF (Imposto Sobre Operações Financeira). O valor desse imposto varia de acordo com a transação. Caso você tenha comprado à moeda, o valor do imposto é de 0,38% do total adquirido. No cartão de débito, o valor também é de 0,38% do total. Já nas transações feitas no cartão de crédito, o valor do imposto chega até 6,38% do valor total.